Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23792
Título: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino público no município de Dona Inês- PB
Autor(es): Araújo, Aryanne Faustino de
Palavras-chave: Deficiência
Inclusão social
Atendimento educacional especializado
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: A inclusão social sempre foi um tema de muita importância e que deve ter um enfoque primordial nos dias atuais, pois pessoas com deficiência ainda sofrem discriminação e exclusão. Este trabalho tem como objetivo investigar, como funciona o Atendimento Educacional Especializado AEE, no ensino público do município de Dona Inês-PB, a fim de conhecer um pouco mais sobre a realidade do nosso município. Para o embasamento deste estudo foi realizado uma pesquisa documental, interpretativista, bem como entrevistas com profissionais desse atendimento especializado, configurando uma abordagem qualitativa. A busca pela inclusão vem ganhando a cada dia mais espaço nos meios sociais, a exemplo da escola pública, no município de Dona Inês-PB, que busca em sua política educacional enfatizar o apoio e colaboração para que de fato haja a inclusão nesta escola. É preciso que haja uma distinção entre pessoas com dificuldades e pessoas com deficiência, para isso existem testes e diagnósticos específicos para detectar cada tipo de deficiência, seja ela auditiva, de fala, autismo, mental, entre outras que estão presentes em nosso convívio. Nesse sentido, o Atendimento Educacional Especializado AEE do Município de Dona Inês-PB, tem o propósito de investigar as causas e tratamento específicos para cada deficiência apresentada, facilitando e colaborando para que as competências e habilidades das pessoas com deficiências sejam despertadas, colaborando com a melhoria da qualidade de vida, através dos seguintes profissionais: psicólogo, psicopedagogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta e professora de libras.
Descrição: ARAÚJO, A. F. de. A inclusão de pessoas com deficiência no ensino público no município de Dona Inês-PB. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23792
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aryanne Faustino de AraújoPDF - Aryanne Faustino de Araújo565.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito528.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.