Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23794
Título: A feminização da docência e a inserção de professores homens na educação de crianças: uma análise de gênero
Autor(es): Pessoa, Thailma da Silva
Palavras-chave: Educação de Crianças
Feminização
Docência
Gênero
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: Este artigo tem o objetivo de refletir sobre feminização da docência e a inserção de professores homens na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se ainda problematizar os principais fatores que contribuem para a feminização do magistério, bem como os atravessamentos sociais, culturais e de gênero que perpassam à docência. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa que se efetivou por meio de estudo bibliográfico, e, para tanto, buscou-se embasamento teórico em: Louro (1997, 2000), Vianna (2013), Scherer (2020), Ferreira (2008), Sayão (2005), entre outros (as) autores (as). Apesar de o exercício da docência ainda ser majoritariamente feminino nessas duas etapas da Educação, a presença de homens é nesse segmento também, ainda que de forma simbólica. Por outro lado, o fato de eles estarem como docentes nesses espaços acaba gerando estranhamento e, em muitos casos, a reprovação por parte da comunidade escolar, da família das crianças e, ainda, dos próprios colaboradores das instituições de ensino. O professor na educação de crianças pequenas dispõe de uma grande importância e contribuição no desenvolvimento integral da criança, bem como, é uma forma de desconstrução de preconceitos e estereótipos da docência.
Descrição: PESSOA, T. da S. A feminização da docência e a inserção de professores homens na educação de crianças: uma análise de gênero. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23794
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thailma da Silva PessoaPDF - Thailma da Silva Pessoa475.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito65.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.