Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23795
Título: A influência do Hygienismo nas reformas urbanas da cidade da Parahyba do Norte no começo do século XX
Autor(es): Bento, Cilene da Silva
Palavras-chave: Parahyba do Norte
Higiene
Reformas Urbanas
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pauta-se na discussão sobre a influência do hygienismo nas reformas da cidade da Parayba do Norte (nossa atual capital – João Pessoa) no começo do século XX. Buscamos observar os discursos presentes no Jornal A União referentes ao papel dos médicos higienistas diante das mudanças vivenciadas na cidade voltadas para o embelezamento e disciplinarização do uso dos espaços e dos costumes da população, sobretudo a população pobre, que tinha suas moradias vigiadas pela polícia hygienista, quanto a presença de mato e/ou animais nos quintais e jardins, presença de banheiros, condições de higiene, presença de pessoas doentes, e quando achavam necessário, interditavam as casas, sendo os moradores obrigados a fazerem os reparos indicados e pagarem multas. Também destacamos a vacinação e revacinação contra a varíola que ocorria sobretudo durante as visitas domiciliares, Utilizamos como referêncial teórico, autores como Nicolau Sevcenko, Edna Araújo, Azemar Soares, Iranilson Buruti, Chalhoub, etc.
Descrição: BENTO, C. da S. A influência do Hygienismo nas reformas urbanas da cidade da Parahyba do Norte no começo do século XX. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23795
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Cilene da Silva BentoPDF- Cilene da Silva Bento1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito272.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.