Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, José Luciano Marculino-
dc.date.accessioned2013-11-20T12:33:38Z-
dc.date.available2013-11-20T12:33:38Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 928-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2379-
dc.descriptionLeal, J. L. M. Um estudo interacionista sociodiscursivo: as biografias de Jane Austen. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractUma das principais metas escolares é a formação literária do alunado, objetivando a interação dos alunos com as práticas sociais que utilizam a leitura e a escrita de maneira crítica, ética e democrática. Acreditamos que tal formação literária pode ser feita através do cinema, porém, mesmo com todo o avanço tecnológico na área de educação no século XXI, percebemos que o cinema ainda encontra dificuldades para adentrar as salas de aulas de línguas estrangeiras (NAPOLITANO, 2009). Isto acontece, pois o cinema é considerado como uma nova linguagem que a escola descobriu tardiamente e ainda é visto como vislumbre de um mundo imaginário e não com seu devido status de espelho do cotidiano, podendo ser utilizado de forma significativa como instrumento de ensino (AMIGUES, 2004). Situado no âmbito da Linguística Aplicada, a presente pesquisa-ação de natureza qualitativa foi realizada durante uma disciplina de Estágio Supervisionado e busca investigar como ocorreu o processo de letramento de duas alunas de língua inglesa do Ensino Fundamental II de uma escola pública, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O embasamento teórico foca no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Este estudo nos fez refletir sobre o impacto da experiência didática do gênero biografia e seu papel no processo de letramento literário dessas alunas, através do cinema. Ao final, podemos afirmar que o processo de letramento literário pode ocorrer independentemente das dificuldades de sala de aula, a falta de recursos tecnológicos e/ou do nível linguístico dos alunos de ensino fundamental da escola pública. Verificamos, ainda, que o Estágio Supervisionado constitui-se como um espaço de formação docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sandra Maria Araujo Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectJane Austenpt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleUm estudo interacionista sociodiscursivo: as biografias de Jane Austenpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Luciano Marculino Leal.pdfJosé Luciano Marculino Leal1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.