Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, José Luciano Marculino | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T12:33:38Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T12:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 928 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2379 | - |
dc.description | Leal, J. L. M. Um estudo interacionista sociodiscursivo: as biografias de Jane Austen. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma das principais metas escolares é a formação literária do alunado, objetivando a interação dos alunos com as práticas sociais que utilizam a leitura e a escrita de maneira crítica, ética e democrática. Acreditamos que tal formação literária pode ser feita através do cinema, porém, mesmo com todo o avanço tecnológico na área de educação no século XXI, percebemos que o cinema ainda encontra dificuldades para adentrar as salas de aulas de línguas estrangeiras (NAPOLITANO, 2009). Isto acontece, pois o cinema é considerado como uma nova linguagem que a escola descobriu tardiamente e ainda é visto como vislumbre de um mundo imaginário e não com seu devido status de espelho do cotidiano, podendo ser utilizado de forma significativa como instrumento de ensino (AMIGUES, 2004). Situado no âmbito da Linguística Aplicada, a presente pesquisa-ação de natureza qualitativa foi realizada durante uma disciplina de Estágio Supervisionado e busca investigar como ocorreu o processo de letramento de duas alunas de língua inglesa do Ensino Fundamental II de uma escola pública, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O embasamento teórico foca no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Este estudo nos fez refletir sobre o impacto da experiência didática do gênero biografia e seu papel no processo de letramento literário dessas alunas, através do cinema. Ao final, podemos afirmar que o processo de letramento literário pode ocorrer independentemente das dificuldades de sala de aula, a falta de recursos tecnológicos e/ou do nível linguístico dos alunos de ensino fundamental da escola pública. Verificamos, ainda, que o Estágio Supervisionado constitui-se como um espaço de formação docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sandra Maria Araujo Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Jane Austen | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Um estudo interacionista sociodiscursivo: as biografias de Jane Austen | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Luciano Marculino Leal.pdf | José Luciano Marculino Leal | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.