Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23801
Título: Impactos do Programa Bolsa Família na vida das mulheres estudantes da EJA na cidade de Lagoa de Dentro-PB
Autor(es): Martins, Cristiane do Nascimento
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Mulher
Políticas
EJA
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar o impacto do Programa Bolsa Família na vida das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Chaves localizada em Lagoa de Dentro-PB. Para tal, busca-se identificar se este programa tem contribuído para o retorno dessas/es à sala de aula e se está promovendo autonomia e equidade de gênero. Nesse ínterim, apresenta-se algumas reflexões em relação às motivações que resultaram na intensificação das políticas de transferência de renda na América Latina no final dos anos 1990. No Brasil, destaca-se o Programa Bolsa Família (PBF), criado em 2003, apresentando seus objetivos e funcionalidades, como também problematiza-se a titularidade, preferencialmente atribuída à mulher, refletindo se essa diretriz contribui para a promoção da autonomia e da equidade de gênero ou se, ao contrário, reforça práticas patriarcalistas. Além disso, aborda-se, ainda, o retorno dessas à escola no ensino da Educação de jovens e Adultos segundo o qual se apresenta um breve histórico sobre essa modalidade de ensino. Metodologicamente, utiliza-se um questionário objetivo como instrumento para a coleta de dados. Diante das informações coletadas, conclui-se que o PBF promove impactos significativos na vida dessas mulheres estudantes da EJA, bem como proporciona-lhes autonomia financeira e contribui para o retorno destas a sala de aula. Diante disso, destaca-se os estudos de vários autores que discutem a temática, tais como: A Lei no 10.836, criação do Bolsa Família (BRASIL, 2004), Boiadjian (2009), Rego e Pinzani (2013 e 2014) (2007), Santos (2009), Feitosa (2019), assim como revistas, sites e artigos que discorrem acerca da temática.
Descrição: MARTINS, C. do N. Impactos do Programa Bolsa Família na Vida de Mulheres Estudantes da EJA na Cidade de Lagoa de Dentro-PB. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23801
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane do Nascimento MartinsPDF - Cristiane do Nascimento Martins1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito784.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.