Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leandro, Isabelle Maria Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T21:09:28Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T21:09:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.other | CCD 305.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23803 | - |
dc.description | LEANDRO, I. M. G. "Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a crescente violência e desigualdade de gênero no âmbito social, o presente artigo aborda a necessidade de introduzir a educação em gênero nas escolas, a fim de aplacar os preocupantes índices de violência e desigualdade de gênero nas relações sociais. Para tanto, é necessário analisar a crescente corrente ideológica que forjou o conceito de “ideologia de gênero” com a finalidade de impedir a introdução das discussões sobre gênero no espaço es colar , analisando os projetos de leis que versam sobre o tema e sua total desconexão com o que versa a Constituição Federal Brasileira, demonstrando a inconstitucionalidade das leis que têm em seu interior a ideia de barrar a necessidade de adotar nas escolas a educação em gênero sob o pretexto de lutar contra um a suposta “ideologia de gênero” e promover uma “escola sem partido” partido, acrítica, sem espaço para contestação. Realiza se então uma pesquisa bibliográfica e documental, feita por meio de uma abordagem orientada pelo método dialético, tendo sido seus procedimentos efetuados pelo método hermenêutico. Diante disso, verifica se que os projetos de lei que tentam proibir a educação em gênero e sexualidade nas escolas estão em desacordo com o que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil, verificando que são inconstitucionais, denota se a necessidade de incluir a educação em gênero e sexualidade nas escolas, o que impõe a constatação de que a inclusão dessa pauta no ambiente educacional serve de instrumento de desconstrução do machismo e da violência nele baseada, sendo possível diante de tal ação vislumbrar uma convivência em sociedade mais pacífica e almejar a redução dos índices alarmantes de violência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Michelle Barbosa Agnoleti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Ideologia de gênero | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.title | "Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 42 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isabelle Maria Goncalves Leandro | PDF - Isabelle Maria Goncalves Leandro | 494.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 853.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.