Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23806
Título: Religião e Relações Internacionais:a transnacionalização do espiritismo kardecista brasileiro
Autor(es): Caldas, Nicole Benazir Lopes
Palavras-chave: Religião e Relações Internacionais
Espiritismo
Brasil
França
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: O presente artigo trata da transnacionalização do espiritismo kardecista, desde o momento do seu surgimento na França, seu processo de brasilianização, até seu retorno para a Europa, através do processo da globalização e da imigração de brasileiros na Europa e Estados Unidos, fenômeno estudado nas Relações Internacionais. Partiu-se do pressuposto de que o espiritismo agregou especificidades da cultura brasileira, na fusão com religiões já existentes no Brasil, tais como o catolicismo, as religiões de matrizes africanas e religiões evangélicas. Nessa transnacionalização sobressaiu-se um “neo-espiritismo” com tendências mais religiosas que científicas, contrariando a prática do espiritismo francês que priorizava o estudo da doutrina. Desse modo, o processo chamado de brasilianização espírita sofreu fortes mudanças, tornando-se a maior referência espírita no mundo. As reflexões que apresentamos aqui são oriundas de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, explicativa e comparativa, em que se busca compreender as razões que levaram o Brasil a atingir a hegemonia espírita no mundo a partir do modelo francófono.
Descrição: CALDAS.N. B. L. Religião e Relações Internacionais: a transnacionalização do espiritismo kardecista brasileiro. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23806
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nicole Benazir Lopes Caldas547.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de autorização681.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.