Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23807
Título: Capitã Marvel: relações de amizade do feminino nos quadrinhos
Autor(es): Anjos, Ana Virgínia Silva dos
Palavras-chave: Feminino
Quadrinhos
Amizades
Gênero
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a construção da personagem Carol Danvers através das histórias em quadrinhos, com destaque para o título Capitã Marvel: A Heroína Mais Poderosa da Terra de 2014. Para tal inicia-se uma breve discussão sobre como as personagens femininas são construídas e como elas são levadas ao esquecimento nas primeiras décadas do século XX. Uma breve contextualização dos 1960, momento em que é apresentada ao público a personagem Capitã Marvel. Nesse primeiro momento é apresentada uma análise das mudanças visuais da personagem ao decorrer do tempo. Em seguida, são apresentados os dilemas da personagem quanto super-heroína e mulher, suas relações de amizades. Por fim, discute as relações de amizades de acordo com as percepções masculinas, a construção do feminino enquanto mulher e personagem em quadrinhos, e a rivalidade feminina em seus vínculos de fraternidade como base para amizades. Para tal utilizaremos como fundamentação teórica os estudos feministas sobre imagens, subjetividade, amizades das autoras: Ionta (2006), Rago (2014), Lauretis (1984), Odinino (2015), Nogueira (2015), entre outros. Além do debate sobre o uso das histórias em quadrinhos como fonte histórica.
Descrição: ANJOS, A. V. S. dos. Capitã Marvel: relações de amizade do feminino nos quadrinhos. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23807
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Virgínia Silva dos AnjosPDF - Ana Virgínia Silva dos Anjos1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito97.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.