Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Palitot, Marta Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T02:49:57Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15T02:49:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23809 | - |
dc.description | PALITOT, M. A. A agressividade na infância: práticas das professoras da educação infantil diante do comportamento agressivo da criança. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao abordar o tema a agressividade na infância e as práticas dos/as professores/as de educação infantil diante do comportamento agressivo das crianças. É preciso considerar que a agressividade é um fenômeno natural do ser humano a partir da teoria winnicottiana. Atualmente educadores/as enfrentam com muita dificuldade o desafio de lidar com o comportamento agressivo infantil, tendo em vista a carência de uma formação condizente. Diante do exposto elaboramos como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como a falta de formação docente pode impactar nas relações interpessoais em sala de aula na Educação Infantil? Para tanto, este trabalho objetivou: analisar as práticas docentes diante do comportamento agressivo das crianças. Especificamente objetivamos perceber as causas da agressividade infantil e discutir a formação continuada e sua importância. A pesquisa foi realizada na Creche criança feliz na turma do jardim II, na oportunidade foram realizadas intervenções pedagógicas, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem do educando. Para nortear teoricamente a pesquisa utilizamos como base alguns autores/as que tratam sobre esta temática. Winnicott (1982), Lataro (2013), Godoy (1995), Aragão (2017), Luz (2008), dentre outros/as. Nossa pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação com estratégia de pesquisa qualitativa. Consideramos que é de suma importância que o profissional de educação, receba uma formação especifica, para que possa compreender as características da agressividade infantil, promovendo condições que contribua para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Arilane Florentino Félix de Azevêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Agressividade infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A agressividade na infância: práticas das professoras da educação infantil diante do comportamento agressivo da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 42 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marta Araújo Palitot | PDF - Marta Araújo Palitot | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 519.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.