Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23818
Título: Caracterização geral do processo de formação dos assentamentos rurais de reforma agrária do município de Bananeiras/PB: Produção agrícola atual
Autor(es): Oliveira, Rômulo Lourenço de
Palavras-chave: Bananeiras/PB
Assentamentos rurais
Produção agrícola
Data do documento: 14-Jul-2021
Resumo: A agricultura familiar tem se destacado nas últimas décadas como setor primordial na produção de alimentos para o país. Mesmo com o passar do tempo, as dificuldades pelas quais passou e continua passando persistem. O Brejo Paraibano (BP), região composta por oito municípios, que envolve uma área de 1.202,1 km2, onde habitam cerca de 115 mil pessoas, aproximadamente, existem 45 Assentamentos rurais de reforma agrária e beneficiam 1.715 famílias (IBGE, 2017). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa consiste em realizar uma caracterização geral do processo de formação dos Assentamentos rurais de reforma agrária do município de Bananeiras/PB e discutir a produção agrícola atual dos Assentamentos rurais deste município. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa a partir de dados descritos sobre o assunto, pautados através da definição do objetivo de pesquisa, do levantamento bibliográfico e de dados secundários além da pesquisa de campo. Bananeiras/PB ocupa uma área de 255 km2, tem uma altitude aproximada de 520m e a população total é de 21.851 habitantes (IBGE, 2010). O desenvolvimento econômico do município obedeceu a vários ciclos econômicos: cana-de-açúcar, café, agave, algodão e pecuária. Atualmente a banana é o principal produto agrícola. Alguns setores produtivos têm se modificado, onde houve uma inserção maior do turismo rural, cultural e de inverno. De 1970 até o final da década de 1990 houveram conflitos por terras, envolvendo, aproximadamente, 400 famílias, que resultou, atualmente, em 13 Assentamentos rurais. Esses assentados vivem da agricultura de subsistência e da pecuária, entretanto ainda necessitam de orientação técnica.
Descrição: OLIVEIRA, R. L. de. Caracterização geral do processo de formação dos assentamentos rurais de reforma agrária do município de Bananeiras/PB: produção agrícola atual. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23818
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rômulo Lourenço de OliveiraPDF - Rômulo Lourenço de Oliveira1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito492.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.