Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23829
Título: A estrutura importa? uma proposta de arquivo ideal para o arquivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Serrão – João Pessoa - PB
Autor(es): Silva, Anielle Cristina Falcão
Palavras-chave: Arquivo escolar
Arquivo ideal
Gestão documental
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de estruturação do Arquivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Serrão localizada no bairro do Cristo Redentor – João Pessoa – PB, com base no conceito de Arquivo Ideal, bem como se aprofundar nas reflexões acerca dos Arquivos Escolares, visto ser um tema ainda pouco discutido na Arquivologia, tanto no aspecto teórico como metodológico. O desenvolvimento do referido trabalho justifica-se pelo fato de que a maioria dos ambientes reservados para os arquivos, caracterizam-se como estruturas inadequadas, não seguem as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), o que dificulta o desenvolvimento de uma efetiva Gestão Documental nessas Instituições. Por ser um Arquivo Escolar, existe naturalmente a produção e recepção de muitos tipos documentais, documentos de valor probatório de extrema importância para seus produtores e usuários, a saber: históricos escolares, declaração de vínculo, assentamentos funcionais, além dos documentos de atividade-meio que servem para prestação de contas ao MEC. Compreende-se que o setor de Arquivo na Instituição possui igual valor comparado a outros setores e que a organização do seu acervo por sua vez, vem a contribuir no processo de acesso à informação contida nos documentos de arquivo de forma mais ágil. A metodologia deste trabalho, caracteriza-se como qualitativa, feita através da observação direta e aplicação de um diagnóstico. Com base nos dados levantados, identificou-se que a estrutura inadequada para a guarda e preservação dos documentos, prejudica diretamente a ausência do desenvolvimento de uma gestão documental eficaz, e que a proposta de estruturação com base no conceito de Arquivo Ideal, revelar-se promissora.
Descrição: SILVA, A. C. F. A estrutura importa? uma proposta de arquivo Ideal para o arquivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Serrão - João Pessoa - PB. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23829
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anielle Cristina Falcão Silva.pdfPDF - ANIELLE CRISTINA FALCÃO SILVA1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO696.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.