Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2383
Título: O gênero artigo de opinião no contexto do ensino sociointeracionista de língua materna: uma proposta didática
Autor(es): Luiz, Josenilda Santos
Palavras-chave: Interacionismo sócio-discursivo
Gêneros textuais
Leitura e escrita
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho almeja em termos gerais desenvolver a prática da leitura e da escrita em sala de aula, haja vista que não é difícil reconhecermos a relevância que estas duas modalidades de ensino-aprendizagem assumem perante nossas vidas, pois é a partir da prática da leitura que se pode haver uma maior familiaridade com a escrita. Nesse sentido, preocupados com o modo como as concepções de leitura e escrita vêm sendo tratadas em sala de aula, especificamente com relação à leitura e à produção escrita do gênero artigo de opinião, surgiu o presente trabalho. Partindo destas inquietações, levantamos o seguinte questionamento: Como abordar o artigo de opinião em sala de aula de maneira a contribuir com o ensino de língua materna mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Diante desta problemática, este trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática para turmas do ensino médio com ênfase em um estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião, fazendo uma abordagem a respeito da temática bullying no contexto escolar, com o objetivo principal de apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes para a prática da leitura e possível meio de argumentação das ideias no processo de escrita dos alunos. Logo, propomos uma sequência didática a respeito da temática bullying inserida no gênero textual artigo de opinião em turmas do ensino médio. Justificamos nossa proposta da sequência didática por esta ser vista, de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como um conjunto de ações de suma importância em que o professor assume uma postura crítica no processo de ensino-aprendizagem; Já a escolha do gênero textual artigo de opinião se dá pelo fato de ser um importante instrumento de argumentação e escolhemos a temática bullying por se tratar de um assunto que nos últimos anos tem relevante destaque no contexto social.
Descrição: Luiz, J. S. O gênero artigo de opinião no contexto do ensino sociointeracionista de língua materna: uma proposta didática. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2383
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenilda Santos Luiz.pdfJosenilda Santos Luiz845.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.