Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23839
Título: Teoria da liderança: estudo na percepção dos liderados sobre o líder da Farmácia Nóbrega em Campina Grande-PB
Autor(es): Nóbrega, Walkiria Teófilo
Palavras-chave: Liderança
Teorias de liderança
Líder
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Com a atual diversificação dos tipos de organizações e a complexidade das equipes a serem lideradas, verifica-se que o tema liderança não caiu em desuso, muito pelo contrário, se torna cada vez mais necessário o estudo das diversas teorias de liderança, de modo que cada tipo de organização, situação ou equipe adote uma abordagem. Assim, o presente artigo teve como objetivo identificar na percepção dos liderados, quais teorias de liderança, por ordem de importância, vêm sendo adotadas pelo líder da Farmácia Nóbrega, em Campina Grande-PB. Metodologicamente foram utilizadas pesquisas: tipo: exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo e estudo de caso; adotou-se também os métodos quantitativo e qualitativo. O instrumento da pesquisa foi um questionário, contendo 05 assertivas relacionadas ao perfil socioeconômico dos liderados (faixa etária, gênero, estado civil, grau de instrução e área de atuação) e 25 assertivas, sendo 05, para cada teoria de liderança, a saber: contingencial, situacional, transacional, transformacional e carismática, aplicada a um universo de 11 colaboradores. Para mensurar os resultados, utilizou-se a escala do tipo Likert adaptada para 03 categorias: concordância, neutralidade e discordância. Com relação aos resultados, por ordem de importância, a Teoria de liderança predominante foi a Carismática, seguida pela Transformacional e Situacional, e com menores índices de concordância, a Contingencial e, por último, a Transacional. É válido ressaltar que na liderança não existe uma abordagem certa e única.Palavras-Chave: Liderança. Teorias de Liderança. Líder.
Descrição: NÓBREGA, Walkiria Teófilo. Teoria da Liderança: Estudo na Percepção dos Liderados sobre o Líder da Farmácia Nóbrega em Campina Grande-PB. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23839
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito Tcc.pdfTermo de Deposito Tcc.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF-Walkiria Teófilo Nóbrega.pdfPDF-Walkiria Teófilo Nóbrega.pdf639.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.