Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2384
Título: A leitura no livro didático links: uma análise à luz do PCN
Autor(es): Martins, Pammera Natalli Andrêza
Palavras-chave: Leitura
Livro Didático
Linguística Aplicada
Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar se as atividades de leitura propostas no livro didático Links, da editora Ática, dos autores Amadeu Marques e Denise Santos , possuem as etapas da leitura preconizadas pelos PCN (BRASIL, 1998) de língua estrangeira, a saber, pré -leitura, leitura e pós-leitura. A motivação dessa pesquisa se deu pelo fato do livro analisado além de ser o material didático utilizado por mim em sala de aula e pelas constantes indagações que surgiam sobre o uso deste LD,que havia sido indicado pelo PNLD 2011 de LE. Como respaldo teórico para nossa pesquisa, que está no campo da Linguística Aplicada, além dos documentos oficiais do MEC como os PCN (BRASIL, 1998) e do PNLD (2011), também tivemos como referências, teóricos com o Kleiman (2000), Tomitch (2009) e Sole (1996 apud FUZA,MENEGASSI). A nossa pesquisa se configura no campo da pesquisa qualitativa de cunho descritivo-explicativo proporcionando, assim, novas visões sobre uma determinada realidade (nesse caso, o LD). Para que o objetivo principal fosse alcançado, além de investigar se as atividades leitura estão condizentes com as propostas dos PCN referente as etapas da leitura,o manual do professor também foi analisado com o intuito de ver as possíveis indicações sobre a leitura. Os resultados mostram uma tendência a lacunas nas etapas da leitura, nas atividades do livro didático, no manual do professor e no PNLD, o qual indica os livros para serem ofertados nas escolas públicas.
Descrição: Martins, P. N. A. A leitura no livro didático links: uma análise à luz do PCN. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2384
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pammera Natalli Andrêza Martins.pdfPammera Natalli Andrêza Martins4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.