Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23840
Título: Memória e oralidade nas práticas das rezadeiras na cidade de Duas Estradas - PB como fonte de investigação jornalística
Autor(es): Tebergue, Aluska de Araújo Silva
Palavras-chave: Cultura popular
Sincretismo religioso
Rezadeiras de Duas Estradas
Data do documento: 31-Mai-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho analisa a cultura popular a partir da transmissão do saber empírico das rezadeiras da cidade de Duas Estradas-PB. Sabendo da importância dos estudos de comunicação e antropologia sobre a cultura popular, no que diz respeito a valorização histórica e social do patrimônio cultural local e regional, este trabalho teve como objetivo principal realizar uma discussão que busca através da pesquisa de campo, e entrevistas, registrar o modo de vida e a importância histórica de um grupo em comum. Além disso, a pesquisa enfatiza a influência religiosa nas relações sociais e na construção das crenças folclóricas, visualizadas na cultura popular local, filiando-se ao campo de estudos em folkcomunicação. A partir do estudo realizado, pode-se concluir que as rezadeiras da cidade de Duas Estrada – PB se tornaram um importante agente social em que seu saber é um fator considerável para a propagação da tradição, do folclore e da riqueza cultural nordestina através da oralidade.
Descrição: TEBERGE, A. de A. S. Memória e oralidade nas práticas das rezadeiras da cidade de Duas Estradas-PB como fonte de investigação jornalística. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23840
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito379.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Aluska de Araújo Silva Teberge.pdfPDF - Aluska de Araújo Silva Teberge462.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.