Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23851
Título: Os dentes afiados da violência: a representação do abuso sexual no conto "Chapeuzinho Vermelho", de Charles Perrault
Autor(es): Silva, Wendersom Bruno Alexandria
Palavras-chave: Abuso Sexual
Chapeuzinho vermelho
Lobo
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: O abuso sexual é um tipo de violência que ocorre contra crianças e adolescentes, cujos agressores são pessoas adultas que buscam envolvimento com um menor de idade para realizar algum tipo de atividade sexual em que a vítima não compreende completamente é incapaz de consentir. Tendo em vista a necessidade de uma maior compreensão sobre o ato de violência que ocorre no conto “Chapeuzinho Vermelho”, o objetivo principal desta pesquisa é delinear a presença do abuso sexual na versão da história escrita pelo autor francês Charles Perrault. A partir de um estudo qualitativo e bibliográfico, propõe-se apresentar reflexões sobre o conto citado, como sua origem e simbologias, utilizando referências que contribuam para o desenvolvimento das análises propostas. Entre as principais contribuições, é possível citar as de Bettelheim (1980), Araújo (2002), Feber (2007), Chevalier & Gheerbrant (2009), Neves et al., (2010), Florentino (2015), Campos et al. (2017), Hohendorff & Patias (2017) e Mioranza et al. (2018). Com essa perspectiva, é possível afirmar que a personagem Chapeuzinho Vermelho é abusada sexualmente pelo Lobo a partir das etapas de preparação, no qual o agressor busca estreitar laços com a criança/adolescente visando conquistar maior confiança e afeto, e os episódios, por meio do voyeurismo e estupro, em um tipo de abuso sexual denominado intrafamiliar.
Descrição: SILVA, W. B. A. Os dentes afiados da violência: a representação do abuso sexual no conto "Chapeuzinho Vermelho", de Charles Perrault. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23851
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wendersom Bruno Alexandria SilvaPDF - Wendersom Bruno Alexandria Silva942.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito132.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.