Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23864
Título: A segregação socioespacial no bairro do quarenta a partir da construção do Condomínio Dallas Park
Autor(es): Guimarães, Rosângela Veloso
Palavras-chave: Espaço urbana
Segregação socioespacial
Especulação imobiliária
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a segregação socioespacial no Bairro do Quarenta, a partir da construção do Condomínio Dallas Park. A aproximação com o tema se deu a partir da especulação imobiliária que vem crescendo no decorrer dos anos, contudo, com a construção dos condomínios fechados, a classe de baixa renda não tem como adquirir seu próprio imóvel. Para realização da pesquisa aplicou-se o método descritivo, segundo Barros e Lehfeld (2000) e abordagem qualitativa de acordo com Rodrigues (2006), e para alcançar os objetivos propostos foi realizado um estudo de caso, o Condomínio Dallas Park. Utilizou-se como técnica de coleta de dados um roteiro de entrevistas semiestruturado, aplicado a 10 moradores onde buscou-se conhecer sobre o perfil do morador, a infraestrutura do Condomínio, acesso e setor imobiliário. A segregação socioespacial após a construção do Condomínio, objeto de estudo desse trabalho, mostrou que o espaço urbano é uma paisagem mosaica com seus contrastes de fragmentação dos enclaves sociais, que estão evidentes com as ruas no entorno. Desta forma, temos que a segregação urbana é resultado das desigualdades sociais e a falta de planejamento e gestão.
Descrição: GUIMARÃES, R. V. A segregação socioespacial no bairro do quarenta a partir da construção do Condomínio Dallas Park. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23864
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito - Rosângela Veloso.pdf68.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC FINAL ROSANGELA VELOSO.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.