Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23876
Título: Poe na literatura, no cinema e na sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de LI a partir da adaptação audiovisual
Autor(es): Calixto, Waldir Kennedy Nunes
Palavras-chave: Adaptação
Literatura
Ensino
Língua inglesa
Data do documento: 25-Ago-2020
Resumo: A presente pesquisa objetiva promover o ensino de língua inglesa (LI), expressando uma proposta de intervenção acerca do ensino através do uso de linguagens audiovisuais no ensino de (LI). Desta forma, usamos dois contos de Edgar Allan Poe, O gato preto (1843) e O barril de Amontillado (1846), que serão mediados através do diálogo intertextual e intercultural com a minissérie brasileira Contos do Edgar (2013). Essa adaptação audiovisual trata das temáticas da obra poeana diante de um contexto “abrasileirado”, aspecto que contribui positivamente para as discussões propostas nesta pesquisa com foco no ensino. Nesse sentido, oferecemos um modelo de sequência didática a partir dos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). Também usamos embasamento teórico provindo dos estudos de Robert Stam (1992, 2006 e 2018) e Linda Hutcheon (2013), para tratar da adaptação, no tocante ao ensino e/de literatura evocamos contribuições de Napolitano (2019), Cosson (2019) e Citelli (2014). Por fim, também traremos discussões sobre as temáticas da narrativa de Poe, bem como uma discussão teórica sobre suas produções contísticas.
Descrição: CALIXTO, W. K. N. Poe na literatura, no cinema e na sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de LI a partir da adaptação audiovisual. 2021. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23876
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waldir Kennedy Nunes CalixtoPDF - Waldir Kennedy Nunes Calixto7.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito58.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.