Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23878
Título: Gestão de pessoas: aspectos motivacionais da moderna gestão de pessoas a arquivistas da Instituição Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba
Autor(es): Lacerda, Sara Alves
Palavras-chave: Formação do arquivista
Gestão de pessoas
Administração
Motivação
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os contributos das teorias da área de gestão de pessoas na formação do arquivista. Como metodologia utilizou- se de uma pesquisa de tipologia (exploratória, descritiva e bibliográfica), e de abordagem (quantitativa e qualitativa). Exploratória configura-se pelo intuito de explorar o campo de trabalho dos arquivistas de um determinado grupo, sua problematização e pontos que precisarão se adequar. Descritiva, por que irá descrever os fatos e fenômenos da forma de trabalho dos arquivistas de uma instituição existentes há muitos anos. Será analisado, de que forma esses arquivistas, tem tomado decisões assertivas que, faça o trabalho da equipe progredir, ter um satisfatório desenvolvimento e razoável resultado. Quantitativa e qualitativa, através da aplicação de um questionário misto sendo feito um estudo de caso, ao qual o campo e universo é a Instituição Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba. Pesquisa de tipologia bibliográfica, com embasamento de teóricos de arquivologia, administração e Ciência da Informação. Como resultados, identificou-se que o arquivista precisará ter um poder de liderança forte, pois além de fazer a gestão da informação e do conhecimento, ele vai liderar pessoas, como por exemplo: Técnicos de arquivo, estagiários e profissionais que já estão trabalhando muito tempo no arquivo sem formação em arquivologia. Concluise que é possível observar como essa área de gestão de pessoas precisa ser estudada e aplicada no trabalho do gestor, especificamente, o arquivista. Acreditamos que, a partir desse trabalho, possamos contribuir para construção da formação do arquivista e que sirva de sugestões para otimização no seu ambiente de trabalho, e para futuros estudos na pesquisa científica para a área de arquivologia.
Descrição: LACERDA, S. A. Gestão de pessoas: aspectos motivacionais da moderna gestão de pessoas a arquivistas da Instituição Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23878
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Alves Lacerda.pdf971.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.