Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23883
Título: | O ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental: desafios e possibilidades para a construção do processo de ensino e aprendizagem remoto |
Autor(es): | Lima, Cosmo Francisco |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Estágio Supervisionado Ensino Remoto |
Data do documento: | 13-Mai-2021 |
Resumo: | Neste estudo parte-se do objetivo central de compreender os desafios e as possibilidades que entornam a construção do processo de ensino e aprendizagem remoto em Geografia nos anos finais do ensino fundamental. As reflexões aqui apresentadas resultam das experiências teórico práticas vivenciadas ao longo do Componente Curricular Estágio Supervisionado I ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade a distância, da Universidade Estadual da Paraíba durante o semestre 2020.1. O referido estágio tem como objeto a observação no ensino fundamental (anos finais), sendo o estagiário imerso na realidade escolar e do processo de ensino e aprendizagem em Geografia com a pretensão de estabelecer um contado planejado e orientado com o futuro espaço de atuação profissional, o que permite não só a aproximação com a prática docente, mas a sua problematização mediante diversos aspectos. Em virtude da pandemia da Covid-19, que impôs restrições a realização de atividades presenciais nas escolas, o estágio foi desenvolvido remotamente e tendo como cenário na escola o ensino remoto. Desta forma vale salientar que, a compreensão aqui construída acerca do processo de ensino e aprendizagem em Geografia, tem como plano de fundo o estágio supervisionado e como contexto de discussão o ensino remoto. O estágio aconteceu no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, no município de Catolé do Rocha-PB, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito a metodologia empregada no trabalho, pautando-se em uma abordagem qualitativa, buscou-se através da pesquisa exploratória construir uma análise da realidade e dos seus conteúdos constituintes. Quanto aos resultados alcançados, pode-se dizer que há muitos desafios impostos pelo o atual contexto, de ensino remoto, tal como a dificuldade de acesso as plataformas digitais de ensino adotadas, mas, por outro lado, também podem ser vistas possibilidades para a construção de um processo de ensino e aprendizagem em Geografia dinâmico, a exemplo da implementação de metodologias capazes de atrair os estudantes para as aulas. |
Descrição: | LIMA, Cosmo Francisco de. O ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental : desafios e possibilidades para a construção do processo de ensino e aprendizagem remoto. 26p.2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23883 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cosmo Francisco de Lima.pdf | PDF - Cosmo Francisco de Lima | 667.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 169.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.