Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23889
Título: Análise do potencial de captação de águas pluviais: Estudo de caso do Campus VIII da UEPB
Autor(es): Cunha, Gustavo Ferreira Leal
Palavras-chave: Chuva
Reuso de Água
Escassez hídrica
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: A região Nordeste apresenta longos períodos de estiagem e sua população sofre constantemente com a falta de água em períodos de racionamento. Diante desse contexto, as soluções alternativas para economia de recursos hídricos podem mitigar sua indisponibilidade. Neste trabalho, avaliou-se a eficiência na captação de águas de chuva dos telhados do campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Araruna. Para isso, foram utilizados os métodos matemáticos de Rippl, Azevedo Neto, Prático-Alemão e o software Netuno, com foco no reaproveitamento de água para consumo não-potável dentro da instituição de ensino, sendo avaliados e comparados os métodos e suas respectivas estimativas para o volume do reservatório. Nas simulações com os volumes obtidos por meio dos três métodos foi estimada a demanda que cada reservatório conseguiria suprir e o seu comportamento mensal. Por fim, o software simulou uma curva de porcentagens atendidas para um determinado intervalo de volumes, estimando o volume ótimo para o reservatório como algo mais aproximado ao do método Prático Alemão, em torno dos 230m³. Para este reservatório e uma taxa de substituição desejada de 45% no consumo total, o Netuno indicou, durante o ano, que 45,85% dos dias letivos teriam essa demanda totalmente suprida, representando 22,3% de potencial real de substituição ao ano. Para os outros dois métodos os resultados obtidos apresentaram diferenças consideráveis com volumes até cinco vezes superiores (1033m³) e melhor porcentagem de substituição, porém se tornam muito mais onerosos em face do custo por taxa de aproveitamento obtido. A proposta desta pesquisa demonstra a interdisciplinaridade envolvida na temática da água potável através da modelagem matemática e concluiu que é possível e viável a adoção de práticas de reuso na instituição de ensino como alternativa a intermitência de água do sistema local de abastecimento.
Descrição: CUNHA, Gustavo Ferreira Leal. Análise do potencial de captação de águas pluviais: estudo de caso do campus VIII da UEPB. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23889
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DEPOSITO TCC GUSTAVO F LEAL 2020.2.pdfPDF - Termo de Deposito - TCC GUSTAVO F LEAL 2020.2356.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Gustavo Ferreira Leal Cunha - TCC - 2020.2 .pdfPDF - Gustavo Ferreira Leal Cunha - TCC - 2020.2 - Junho de 2021.pdf4.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.