Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23890
Título: Desafios e perspectivas do abastecimento de água na cidade de Borborema - PB
Autor(es): Costa, Igor Silveira
Palavras-chave: Recursos hídricos
Abastecimento de água
Saneamento básico
Data do documento: 7-Jul-2021
Resumo: No que diz respeito ao acesso à água para consumo humano, o sistema de abastecimento de água é a principal infraestrutura de fornecimento dessa condicionante do saneamento básico, que atende demanda necessária a população. No Brasil, de forma específica, o abastecimento de água possui sérios problemas de gestão e seu funcionamento inadequado gera problemas de saúde, econômicos, sociais e ambientais. Sendo assim, esta pesquisa objetivou analisar o sistema de abastecimento de água do município de Borborema, no estado brasileiro da Paraíba, de modo a estudar um caso que exemplifica os problemas de gestão do abastecimento de água brasileiro supracitado. Para tanto, foram utilizados dados disponibilizados pelo sistema nacional de informações sobre saneamento, instituto brasileiro de geografia e estatística, Ministério de Minas e Energia, além de levantamento de dados no município, e, especialmente através das narrativas da companhia de água e esgotos da Paraíba, da gestão municipal e de moradores da cidade de Borborema, foi possível elencar as dificuldades enfrentadas. Com base nisso, a principal perspectiva de melhoria do sistema de abastecimento de água de Borborema é a proposta de regionalização do Governo do Estado da Paraíba, em que cidades menores como Borborema sejam beneficiadas com melhores condições de saneamento básico.
Descrição: COSTA, Igor Silveira. Desafios e perspectivas do abastecimento de água na cidade de Borborema - PB. 2021. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde , 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23890
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Silveira Costa.pdfPDF - Igor Silveira Costa2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito71.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.