Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23893
Título: Análise da gestão de resíduos sólidos urbanos e práticas socioambientais no município de Araçagi-PB
Autor(es): França, Wendel Silva de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Disposição final
Processo seletivo
Data do documento: 8-Jun-2021
Resumo: A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GRSU) é uma das estratégias para o desenvolvimento sustentável. Deve, portanto, ser racional quanto aos recursos naturais e a redução de resíduos gerados, bem como minimizar os riscos associados ao seu tratamento e destinação final como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O estudo tem como objetivo a análise da gestão dos resíduos sólidos no município de Araçagi-PB e identificar a compreensão da população quanto a destinação correta dos resíduos sólidos. Foi realizada uma investigação por meio de um questionário composto por questões múltiplas escolhas, contendo 21 perguntas fechadas e abertas no Google Forms, enviadas por e-mail e o WhatsApp. A amostra da pesquisa foi composta por 41 participantes moradores da cidade de Araçagi, sendo 31% do sexo masculino e 69% do sexo feminino, com uma faixa etária entre 23 e 62 anos. A pesquisa ocorreu de maneira remota/online, nos meses de outubro e dezembro de 2020, devido a atual situação de saúde pública (pandemia COVID19). Identificou-se que a maior geração de resíduos é de origem orgânica de acordo com as informações coletadas. Sendo um dos pontos importantes para a gestão pública enfatizar nas elaborações de propostas na educação ambiental, tendo em vista a compostagem. Portanto, as dificuldades no sistema de gerenciamento ou coleta e disposição final dos resíduos sólidos no município de Araçagi, ocorrem em função da dificuldade quanto a capacitação técnica do corpo administrativo no município. Sendo necessário mudanças nos comportamentos que poderão contribuir para amenizar os danos ao ecossistema. Propõe-se um processo educativo de formação da cidadania ecológica, que se refere a uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza de forma efetiva e continua.
Descrição: FRANCA, W. S. de. Análise da gestão de resíduos sólidos urbanos e práticas socioambientais no município de Araçagi-PB. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23893
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wendel Silva de FrançaPDF - Wendel Silva de França1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito461.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.