Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23899
Título: As ações virtuosas como elementos constitutivos de uma vida significativa
Autor(es): Melo, Nayara Bruna Evangelista
Palavras-chave: Ética
Amor
Virtude
Vida
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: A questão dos “sentidos na vida” é um tema que retorna às discussões na ética contemporânea, mas é preciso ressaltar que não se trata especificamente da questão primordial sobre “qual o sentido da vida?”. A pergunta pelos sentidos na vida está relacionada aos atos cotidianos que tornam a vida de uma pessoa expressiva. A esse respeito, a filósofa estadunidense Susan Wolf defende um tipo específico de ações, aquelas pautadas no amor, como constituintes capitais de uma vida significativa. Trata-se de uma teoria relevante, embasada em bons argumentos, mas que apresenta algumas dificuldades tanto em relação a algumas definições como, por exemplo, a definição específica do que é um ato por amor, como em limitar os sentidos na vida apenas a esse tipo de ações. Diante disso, apesar de concordar que as ações motivadas por amor designam sentidos na vida, tem-se fortes evidências que outros tipos de ações, como as virtuosas, podem tornar uma vida significativa. Portanto, este trabalho parte de uma exposição e análise da teoria de Wolf, seguida da apresentação sobre como podemos pensar o conceito de amor e objetiva fazer uma investigação sobre a possibilidade de que as ações virtuosas também engendram sentidos na vida, tomando como base a ética das virtudes de Aristóteles.
Descrição: MELO, N. B. E. As ações virtuosas como elementos constitutivos de uma vida significativa. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23899
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayara Bruna E Melo.pdfNayara Bruna E Melo.pdf507.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo .pdftermo .pdf345.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.