Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23903
Título: O processo de paz na Colômbia: uma análise da estratégia Cluster de proteção interagencial
Autor(es): Cavalcanti, Joel Martins
Palavras-chave: Colômbia
Abordagem Cluster
Deslocados internos
FARC-EP
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a atuação da estratégia cluster de proteção interagencial na Colômbia, especialmente, durante o processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC- EP). Assim, é analisado o conflito entre esses atores até o Acordo de Paz de 2016, que encerra a disputa de mais de meio século entre ambos e que fez do país o maior em número de deslocados internos no mundo. A partir dessa análise, percebe-se que outros grupos armados irregulares aumentaram suas ações à sombra do cessar-fogo bilateral das FARC-EP e do governo colombiano. O fenômeno do deslocamento interno na Colômbia e os diversos atores presentes no conflito interno demonstra a baixa capacidade estatal em responder a essa crise humanitária. O modelo interagencial, a abordagem cluster (Cluster de Proteção na Colômbia nos anos 2006-2021) e a criação do Cluster de Proteção Global sob liderança do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados contribuem para assistência humanitária nesse cenário complexo. Quanto à metodologia, método de abordagem é o dedutivo, uma vez que se parte de percepções mais abrangentes do direito internacional e das instituições internacionais para explanar sobre o sistema de proteção aos deslocados internos na Colômbia. A pesquisa possui caráter exploratório, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema em questão. Além disso, realizou-se um estudo bibliográfico, de fontes primárias e secundárias, com o intuito de recolher informações e conhecimentos prévios sobre o tema.
Descrição: CAVALCANTI, J. M. O processo de paz na Colômbia: uma análise da estratégia Cluster de proteção interagencial. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23903
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joel Martins Cavalcanti716.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito76.46 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.