Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23907
Título: Impressão convencional versus digital na análise do ajuste interno e marginal de próteses fixas: uma revisão da literatura
Autor(es): Pereira, Thaynah Simões
Palavras-chave: Prótese Dentária
Odontologia
Análise
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: A impressão dentária é um procedimento exigido em diversas áreas da odontologia com o objetivo de reproduzir as estruturas bucais fielmente. A técnica convencional é considerada o método mais comum, apesar de muito susceptível a erros. Em vista disso, o escaneamento digital surge visando a otimização do fluxo de trabalho. O objetivo do presente estudo foi avaliar evidências cietíficas de possíveis benefícios e precisão dos métodos de impressão convencional e digital em prótese fixa, por meio de uma revisão de literatura fundamentada nas seguintes bases de dados: PubMed e SciELO. Os descritores utilizados na busca foram: Digital Impression, Cad Cam, Conventional Impression, Fixed Prosthodontics e Comparative; em uma janela temporal entre 2015 e 2020, totalizando 18 artigos selecionados. A técnica convencional, apesar da susceptibilidade a erros, utilizando poliéter e polivinilsiloxano (PVS) na prótese fixa, apresentam uma alta precisão e estabilidade. Quando comparada ao método digital, alguns estudos apresentaram resultados clinicamente aceitáveis em ambas as técnicas, porém, na análise microscópica do ajuste interno e marginal, conforto do paciente, fluxo de trabalho e custo-benefício, a técnica digital comprova sua eficácia. Diante disso, conclui-se que o método convencional de impressão cumpre sua função, apesar da vulnerabilidade à erros; porém, vem perdendo espaço para o método digital de impressão que otimiza todo o fluxo de trabalho - com resultados clinicamente mais satisfatórios - e proporciona uma melhor experiência para o paciente.
Descrição: PEREIRA, Thaynah. Impressão Convencional versus Digital na Análise do Ajuste Interno e Marginal de Próteses Fixas: Uma Revisão de Literatura. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23907
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC - Thaynah Simões Pereira.pdfTermo de Depósito TCC - Thaynah Simões Pereira71.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Thaynah Simões Pereira.pdfTCC - Thaynah Simões Pereira399.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.