Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2391
Título: A orientação argumento-discursiva nos provérbios
Autor(es): Menezes, Camila Alves
Palavras-chave: Provérbios
Gênero discursivo
Gêneros argumentativos
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Revelando valores morais de uma sociedade, os provérbios são transmitidos de geração em geração através da oralidade, perpetuando-se no decorrer do tempo através da memória coletiva. Expressões relativamente curtas e ricos em efeitos estilísticos, este gênero discursivo é capaz de polemizar comportamentos e padrões sociais de forma irônica e sutil, mas essencialmente argumentativa. Deste modo, o objetivo desta desta pesquisa concentra-se, basicamente, na investigação do gênero discursivo “provérbio” considerando a discursividade proveniente dos operadores argumentativos presentes no gênero citado. Mais precisamente, a orientação discursivo-argumentativa advinda dos operadores “mais...do que” e “mas” que compõem a estrutura de determinados dos provérbios.Para tanto, a coleta do corpus se deu a partir de obras destinadas a coletâneas de tal gênero, tais como Pinto (2000) e Teixeira (2004). Com base nos princípios teórico-metodológicos da Teoria bakhtiniana de Gêneros, da Semântica Argumentativa e da Análise do Discurso de base francesa, observamos que os operadores estudados mobilizam argumentos que os fundamentam, ativando discursos que estão no seio social. Assim, o modo como se organiza o dizer nos provérbios, estruturalmente falando, foi de fundamental importância para compreendermos o processo de funcionamento deste gênero, uma vez que por meio dele tivemos acesso a aspectos de natureza discursiva.
Descrição: Menezes, C. A. A orientação argumento-discursiva nos provérbios. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2391
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Alves Menezes.pdfCamila Alves Menezes606.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.