Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2392
Título: O gênero textual tira no livro didático: por uma abordagem sócio-discursiva do ensino de leitura nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Amanda Sudério
Palavras-chave: Livro didático
Leitura
Gêneros textuais
Uso livro texto
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Ao longo dos anos, o livro didático passou por inúmeras alterações, uma das quais foi contemplar gêneros textuais dos mais diversos, na intenção de inovar o trato com os textos das mais diversas esferas de circulação social. Porém, a abordagem realizada em torno da leitura destes textos permaneceu estagnada, visto que a leitura ainda é confundida com o simples processo de decodificação das palavras. Deste modo, a leitura passa a ter finalidades utilitárias e imediatistas, exigindo do aluno a mera tarefa de “copiar” o texto, como também, a ocorrência do texto como pretexto para o estudo de gramática. Em busca de refletir sobre possíveis adequações às propostas do ensino de leitura no LDP, partimos do pressuposto de que as propostas de leitura devem, sim, contemplar os aspectos discursivos pertinentes aos gêneros textuais, sobretudo aqueles que são muito recorrentes no Livro didático, a exemplo das tiras em quadrinhos, cuja exploração não conduz o aluno/leitor à uma reflexão acerca do lido. Assim sendo, percebe-se a necessidade de uma reformulação no ensino de leitura, vinculada ao sociointeracionismo, a partir do qual se prima pela interação autor x leitor x texto.O objetivo principal deste trabalho, é verificar como o gênero tira é abordado no livro didático de português, levando em consideração as competências lingüísticas exigidas nos exercícios de leitura apresentados. Deste modo, nossa pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, pois foram selecionados para análise os três livros didáticos referentes às três séries do ensino médio: Português e Linguagens, dos autores William Roberto Cereja & Tereza Cochar Magalhães(2005). Respaldamos teoricamente nossa análise, em autores contemporâneos que seguem a linha do estudo interacionista da linguagem, a saber: Antunes (2010), Vergueiro(2005), Kock e Elias(2007),Marcuschi(2008), Rojo (2010), entre outros. Diante do exposto, verifica-se que, embora haja uma quantidade bastante significativa de tiras na coleção em análise, encontramos uma pequena porcentagem de tiras que trabalham a leitura enquanto processo, contemplando sutilmente os aspectos intra e extra-textuais, conduzindo o leitor a participar do processo de construção de sentidos, por meio de seus conhecimentos prévios, desenvolvendo assim, sua capacidade reflexiva.
Descrição: Silva, A. S. O gênero textual tira no livro didático: por uma abordagem sócio-discursiva do ensino de leitura nas aulas de língua portuguesa. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2392
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Sudério Silva.pdfAmanda Sudério Silva2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.