Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23921
Título: A arte como transformação social em algumas poesias de Patativa do Assaré e Leonardo Bastião
Autor(es): Lima Neto, José Ferreira de
Palavras-chave: Arte literária
Filosofia da práxis
Conscientização
Cultura popular
Data do documento: 6-Mai-2021
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo elaborar uma análise comparativa das composições poéticas de Patativa do Assaré e Leonardo Bastião, à luz da filosofia de Gramsci. Para alcançar esse objetivo, partiremos de um estudo dos textos de Gramsci, nos quais esse pensador entende a filosofia e a arte como ferramentas de transformação social. Em seguida, faremos uma análise de algumas poesias dos poetas Patativa do Assaré e Leonardo Bastião com o intuito de compreender temáticas de cunho social e político, nelas presente. Associando a filosofia do pensador italiano junto à produção poética dos aedos, estabelecendo conexões entre a filosofia, a arte literária e a práxis filosófica. Pontuando, ainda, a existência de um possível engajamento da poesia dos referidos poetas, por meio da luta em defesa dos mais pobres, e sua apologia ao meio ambiente. Como resultado, afirmamos o caráter pedagógico poético, enaltecendo Gilmar Ferreira e sua obra “O Sertão Educa” (2018), ressaltando que a produção dos poetas Patativa do Assaré e Leonardo Bastião são fontes educacionais perenes, e estão intimamente ligadas com a condição social de ambos os trovadores.
Descrição: LIMA NETO, J. F. A arte como transformação social em algumas poesias de Patativa do Assaré e Leonardo Bastião. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23921
Aparece nas coleções:31 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.