Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23924
Título: Desenvolvimento Motor em Escolares
Autor(es): Oliveira, Merillane Dias de
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Aptidão física
Saúde
Data do documento: 27-Ago-2020
Resumo: Considerando o desenvolvimento motor como sendo um pilar crucial para que possamos andar, levantar, sentar, correr, caminhar, arremessar e até mesmo segurar objetos, é fundamental compreender o conceito e as fases do desenvolvimento motor e relacionar com determinada problemática e encontrar respostas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento motor de escolares com idades entre 11 e 12 anos que participaram da intervenção realizada pelo Programa Residência Pedagógica em Educação Física, no ano de 2019 de uma escola pública na cidade de Queimadas- PB. Foi utilizada a bateria de testes do protocolo PROESP-Br, que consiste em 13 testes, sendo divididos em duas sessões: a) Testes de Aptidão Física para Saúde: massa corporal, estatura, envergadura, estimativa de excesso de peso, estimativa de excesso de gordura visceral, aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade e resistência muscular localizada, onde os resultados destes testes são categorizados de acordo com os resultados em “zona de risco à saúde” ou “zona saudável” e b) Testes de Aptidão Física para o Desempenho Esportivo: força explosiva de membros superiores e membros inferiores, agilidade, velocidade e aptidão cardiorrespiratória, onde os resultados destes testes possuem classificação de expectativa de desempenho. Em complemento aos testes do PROESP-Br, foi utilizada uma ficha de anamnese psicopedagógica que coletou dados importantes para interpretar e discutir alguns dados obtidos nos testes. Os resultados dos testes foram tratados em fichas individuais de avaliação preenchidas no site da plataforma PROESP-Br (www.proesp.ufrgs.br) sendo gerado posteriormente um relatório geral com as avaliações, passando por um tratamento detalhado da pesquisadora para obter as classificações e categorizações dos resultados coletados no estudo. A base de dados analisada reforça a necessidade em se ter uma Educação Física escolar onde os profissionais planejem e desenvolvam aulas com temas que visem explorar e promover um melhor desenvolvimento motor durante toda a fase escolar. De modo geral os resultados comprovam que todos os participantes de ambos os sexos não possuem desempenho motor adequado para suas idades cronológicas.
Descrição: OLIVEIRA, Merillane Dias de. Desenvolvimento motor em escolares. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23924
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Merillane -Versao Final.pdfPDF-Merillane -Versao Final.pdf780.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito233.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.