Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23925
Título: Urgência e emergência médicas em Clínica Escola: conhecimento dos graduandos em odontologia da UEPB CAMPUS - I
Autor(es): Cardoso, Clodoaldo Guedes
Palavras-chave: Primeiros socorros
Ética Profissional
Odontologia
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: As emergências médicas em consultório odontológico são fatos nem sempre comuns ao dia a dia do Cirurgião-dentista (CD), porém acontecem de forma inesperada. Partindo-se desse pressuposto, o profissional deve estar preparado para todos os eventos que possam a vir a acontecer em seu ambiente de trabalho. O estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento dos discentes de Odontologia acerca das habilidades e competências para atuar diante de situações de emergências e urgências médicas durante os procedimentos odontológicos. A pesquisa é de natureza observacional, do tipo transversal, descritiva, quanto à abordagem dos dados, quantitativa analítica. A amostra foi composta por 48 alunos do quarto e quinto ano (respectivamente, 7º, 8º, 9º e 10º período) de graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I. A avaliação foi realizada por meio da aplicação de um questionário auto avaliativo, como assertivas de múltipla escolha, em versão online. As perguntas foram formuladas por categorias, as 04 primeiras foram relacionadas aos dados pessoais do participante, como idade e sexo e grau de escolaridade. A segunda etapa foi composta por 15 questões relacionadas ao grau de conhecimento e dificuldades diante das emergências odontológicas, aplicabilidade dos fármacos, bem como habilidade quanto ao manuseio dos equipamentos médicos. Na terceira fase, implementou-se 10 questões relacionadas aos conhecimentos dos direitos e deveres quanto à legislação diante de emergências e urgências médicas em procedimentos odontológicos. A organização dos dados e as análises estatísticas foram realizadas utilizando o programa SPSS versão 25.0.. No que consistem os resultados, 89,6% dos participantes afirmaram não possuir curso de suporte básico à vida e 75% não sabiam identificar urgências e emergências médicas. Ressaltamos que 27,1% estavam cursando o 10º período de Odontologia. Levando-se em consideração a insegurança, 58,3% relataram não ter potencial para atuar frente às intercorrências e 62,5% afirmou estar pouco satisfeito com o seu conhecimento sobre as legislações que regulam a atuação do cirurgião-dentista no Brasil. Ademais, 89.6% afirmaram que a responsabilidade recai sobre o cirurgião-dentista. Em posse dessas informações, conclui-se que há necessidade de implementação de oficinas e capacitações sobre a Assistência Básica a Vida (ABV) para os discentes e demais constituintes da equipe de saúde bucal do Departamento de Odontologia da UEPB Campus I. Além disso, destaca-se a importância de incluir, de maneira efetiva, uma disciplina específica na grade curricular dos cursos de Odontologia, com abordagem teórico-práticas e que habilitem os estudantes, ora durante suas atividades acadêmicas, ora quando tornarem-se profissionais egressos da Instituição.
Descrição: CARDOSO, Clodoaldo Guedes. Urgência e emergência em Clínica Escola: conhecimento dos graduandos de odontologia da UEPB Campus-I. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraiba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23925
ISSN: CDD 617.6
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clodoaldo Guedes Cardoso.pdfPDF Clodoaldo Guedes Cardoso1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito203.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.