Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23928
Título: O efeito da intervenção de exercícios proprioceptivos no equilíbrio dos idosos: uma revisão sistemática
Autor(es): Sales, Ricardo Trajano
Palavras-chave: Quedas
Atividade física
Idosos
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: O envelhecimento é um processo no qual existem mudanças no corpo humano, em diversos fatores, que podem ser: biopsicossociais, neuromuscular, alterações no equilíbrio, são alguns dos motivos que podem originar as quedas nos idosos. O presente estudo tem como objetivo revisar, sistematicamente, a intervenção dos exercícios proprioceptivos no equilíbrio dos idosos, a fim de entender se realmente estes tipos de exercícios trazem benefícios. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS, Google Acadêmico, Microsoft Academic e CAPES. A busca eletrônica inicial resultou em 587 artigos. Finalmente, foram selecionados 6 que preencheram todos os critérios de seleção. Este estudo aborda os exercícios proprioceptivos e os benefícios causados no grupo dos idosos melhorando ou não o equilíbrio deles. Nesse contexto, compreende-se que o exercício proprioceptivo regular influencia, de forma positiva, no equilíbrio dos idosos, ajudando a amenizar os riscos de quedas.
Descrição: SALES, Ricardo. O efeito da intervenção de exercícios proprioceptivos no equilíbrio dos idosos: uma revisão sistemática. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23928
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Trajano Sales.pdfPDF - Ricardo Trajano Sales1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito3.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.