Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23933
Título: Atividades de grupo com idosos de comunidade na atenção primária à saúde: revisão integrativa
Autor(es): Souza, Luana Lívia de Queiroz
Palavras-chave: Atenção primária a saúde
Idoso
Fisioterapia
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: O envelhecimento é um processo natural, individual, irreversível e progressivo, caracterizado por alterações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas, e neste se busca priorizar a autonomia, melhora da funcionalidade, a longevidade e um envelhecimento ativo. Nesse sentido, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de avaliar o conhecimento científico relacionado a atividades em grupo com idosos de comunidade. Foram selecionados artigos em português e inglês, publicados entre 2010 e 2020, nas bases de dados Lilacs, Scielo e Science Direct e que abordassem atividades em grupo com idosos na atenção básica. Dentre os 53 artigos indicados pelas bases de dados, 21 artigos atenderam aos critérios de inclusão, sendo destacada a importância da fisioterapia na atenção básica e na promoção de saúde, bem como os benefícios da fisioterapia na saúde do idoso e na melhoria da sua qualidade de vida. Conclui-se que há lacunas na produção científica por fisioterapeutas nesta área, e também na descrição das atividades desenvolvidas. Diante disso, sugere-se a sistematização e divulgação das atividades realizadas com a população idosa na atenção primária, especialmente os trabalhos em grupo, ratificando a participação do fisioterapeuta neste nível de atuação e, dessa maneira, proporcionando visibilidade da profissão e alternativas para um grupo populacional que cresce no país a cada dia.
Descrição: SOUZA, Luana Lívia de Queiroz. Atividades de grupo com idosos de comunidade na atenção primária à saúde: revisão integrativa. 2020, 17f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23933
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Livia de Queiroz SouzaPDF - Luana Livia de Queiroz Souza574.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito119.09 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.