Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23935
Título: Análise da pressão sonora no Açude Velho e no Parque da Criança, da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil.
Autor(es): Farias, Wilton Camelo Pessoa de
Palavras-chave: Poluição sonora
Pressão sonora
Impacto ambiental
Mapa de ruído
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: A poluição sonora é produzida por ruídos que podem causar danos ao homem, dependendo de fatores como: tempo de exposição, idade, acústica do ambiente, etc. Reações psíquicas como a motivação e a disposição podem ser modificadas negativamente através do ruído. A exposição continuada a ruídos prolongados provoca irritabilidade, distúrbios do sono, perda de produtividade, dificuldade de aprendizado em crianças, entre outros problemas de ordem psíquica. Esta pesquisa teve por finalidade realizar o monitoramento da pressão sonora de uma área de recreação mista, onde predomina a movimentação de automóveis e pessoas, e estão presentes condomínios residenciais, centros comerciais e, principalmente, as atividades de turismo e lazer. Também realizou-se a análise e avaliação dos resultados. Os pontos de aferição foram executados em dois locais específicos da cidade de Campina Grande - PB: no Açude Velho e no Parque da Criança. As aferições foram realizadas nos dias de pico de movimentação de pessoas (sextas, sábados e domingos) nos horários da manhã, entre as 07h as 09h, e da tarde, entre as 16h e 18h. Para a aferição dos níveis de pressão sonora (NPS) foi empregado o uso do Decibelímetro e para registrar as coordenadas geográficas, de cada ponto de aferição, foi utilizado um GPS. Foi adotado o método do desvio padrão para escolher os dias que obtiveram interferências constantes durante as aferições. Os mapas de ruído foram construídos através do software QGIS versão 3.10.2. Os resultados também foram analisados com base em planilhas. No geral 23,78% dos NPS ultrapassaram o limite máximo permitido pela NBR 10.151, da ABNT. Por outro lado, vê-se uma preocupação com os níveis apresentados no Açude Velho, pois 20,83% e 46,83% dos NPS ultrapassaram o limite máximo permitido, nos horários da manhã e da tarde, respectivamente, em todos os dias de medição. Com relação ao Parque da Criança, identificou-se NPS críticos apenas nos dias em que houveram eventos nas imediações do parque. Também foi apresentado algumas medidas mitigatórios de curto, médio e longo prazo que podem ser adotados pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para reduzir os impactos causados à saúde da população. Conclui-se que a poluição sonora é um fato que ocorre nos locais estudados e toda a população que os frequentam está submetido a tal situação. Sugeriu-se que são necessários mais estudos, inclusive em outros pontos de aglomeração da cidade, para propor soluções que minimizem os impactos causados, através dos mapas de ruídos que identificam os pontos mais críticos.
Descrição: FARIAS, Wilton Camelo Pessoa de. Análise da pressão sonora no Açude Velho e no Parque da Criança, da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23935
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilton Camelo Pessoa de FariasPDF - Wilton Camelo Pessoa de Farias1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito586.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.