Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23936
Título: Os efeitos da Musicoterapia sobre a dor em recém-nascidos pré-temos internados em UTI Neonatal: uma revisão integrativa.
Autor(es): Araujo, Letícia Sousa de
Palavras-chave: Recém-nascidos
Prematuros
Musicoterapia
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Os Recém-Nascidos pré-termos (RNPT) que se encontram hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN´s) são frequentemente expostos ao ruído contínuo e sujeitos a múltiplos procedimentos dolorosos, que fazem parte do seu tratamento e recuperação. Essa gestão de cuidados intensivos, experiências estressantes, bem como a separação da mãe, causam o desequilíbrio na sua homeostase, interferindo na sua recuperação e desenvolvimento. A música é a arte de organizar sons para gerar uma combinação sofisticada de frequências acústicas e estruturas musicais, e pode desencadear efeitos estabilizadores, trazendo conforto para o paciente. Esta revisão teve como objetivo identificar na literatura científica os principais achados a respeito da Musicoterapia (MT) como tratamento da dor em Recém-nascidos Pré-Termos (RNPT´s) internados nas UTIN´s. Desta forma, foi realizada uma revisão integrativa cuja pesquisa se deu através das bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, PubMed, SciELO e CAPES, com os descritores controlados MESH e DECS e palavras chaves nos idiomas português e inglês: "Music"; "Pain"; "Newborn"; "Music Therapy"; "Premature"; "Neonatal Intensive Care Unit"; "Humanization" e “Scale”. Foram incluídos 16 artigos que abordaram a música com forma de tratamento na população de RNPT, cujos estudos apresentaram variação de A para C em nível de recomendação. Concluiu-se que apesar da maioria dos estudos trazerem resultados positivos em relação à MT, ainda são necessários mais estudos para comprovar a sua eficácia.
Descrição: ARAÚJO, Letícia Sousa de. Os efeitos da Musicoterapia sobre a dor em recém-nascidos pré-termos internados em UTI Neonatal: uma revisão integrativa. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23936
ISSN: CDD 618.920 1
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Sousa de AraújoPDF - Letícia Sousa de Araújo1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito270.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.