Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23939
Título: Dose-resposta para hipertrofia em diferentes níveis de treinamento: uma revisão bibliográfica.
Autor(es): Ferreira, Arthur Pequeno
Palavras-chave: Hipertrofia muscular
Treinamento de força
Volume de treinamento
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O treinamento de força destaca-se como a atividade mais praticada nas academias de ginástica, e um dos principais objetivos procurados pelos praticantes de musculação é a hipertrofia muscular. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico de artigos científicos sobre dose-resposta para hipertrofia em diferentes níveis de treinamento. Metodologia: Através das palavras-chaves: HIPERTROFIA MUSCULAR; TREINAMENTO DE FORÇA; VOLUME DE TREINAMENTO; foram pesquisados na base de dados Google Acadêmico, artigos relevantes ao tema. No total foram encontrados 3.280 artigos, analisados em três etapas, na primeira foram lidos somente os títulos e escolhidos 29 artigos, na segunda etapa também foram lidos os resumos, sendo excluídos 21 artigos, em sequência a terceira etapa consistiu na leitura na integra dos 4 artigos relevantes para o estudo. Resultados: Dois dos quatro artigos apresentaram que o treinamento de força segue uma dose-resposta para hipertrofia, um estudo mostrou que o número de séries para iniciantes é de 1 até 8 séries, outros dois artigos sugerem entre 10 até 20 séries para indivíduos treinados para um grau de hipertrofia aceitável e por fim dois estudos recomendam até 30 séries por grupamento muscular por semana para indivíduos atletas. Conclusão: Altos volumes de treinamento estão ligados ao aumento da massa muscular. E que as faixas de dose-resposta para bons graus de hipertrofia de acordo com os níveis de treinamento são de 1 a 8 séries para iniciantes, 10 a 15 séries para intermediários e de até 32 séries para avançados. Vale salientar que houve escassez de estudos mais atuais sobre o tema. Palavras-Chave: Hipertrofia muscular. Treinamento de força. Volume de treinamento.
Descrição: FERREIRA, Arthur. P. Dose-resposta para hipertrofia em diferentes níveis de treinamento: uma revisão bibliográfica. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23939
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Pequeno FerreiraPDF - Arthur Pequeno Ferreira300.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito10.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.