Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Jessica Kelly Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T12:36:10Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T12:36:10Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2393 | - |
dc.description | Ferreira, J. K. S. Autonomia e reflexão diante do plano de aula: estudo de caso com professores de língua inglesa. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa comprovar a relação existente entre a autonomia dos professores e suas reflexões em sala de aula, especificamente em relação ao plano de aula, procurando observar também como as atitudes autônomas podem funcionar como elementos construtores de docentes reflexivos e re-construtores do dia-a-dia em sala de aula, de acordo com as necessidades identificadas. Para isso, analisamos as aulas de dois professores de duas escolas públicas do interior da Paraíba, observando também seus planos de aula. Além disso, o estudo contou com a aplicação de dois tipos de questionários, um aplicado antes das aulas, e o outro após cada aula observada. Este estudo está baseado nas seguintes premissas: (i) “a autonomia, no contexto da prática de ensino, deve ser entendida como um processo de construção permanente no qual devem se conjugar, se equilibrar e fazer sentido muitos elementos” (CONTRERAS, 2002); (ii) “[...] Faz-se necessário seu envolvimento (do professor) em um processo de reflexão sobre o seu trabalho em sala de aula. Essa reflexão é entendida como o modo mais eficiente para que as práticas em sala de aula sejam questionadas e alteradas” (BRASIL, 1998); (iii) “o ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis” (PADILHA, 2001). Assim, após a realização da análise dos dados obtidos contatamos a efetivação dos pressupostos comprovando a real relação entre a autonomia, a reflexão diante o plano de aula, e a reconstrução de realidades de distintas salas de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fernanda Maria Almeida Floriano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Plano de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.title | Autonomia e reflexão diante do plano de aula: estudo de caso com professores de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jessica Kelly Sousa Ferreira.pdf | Jessica Kelly Sousa Ferreira | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.