Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23940
Título: Caracterização físico-química de água residuais da lavagem do pó da casca do coco verde em produção para fins agrícolas.
Autor(es): Gouveia, Amanda Gabriela Moreira
Palavras-chave: Cocos nucifera L.
Águas residuais
Caracterização físico-química
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: A geração de resíduo proveniente do uso cotidiano de coco verde cresce a cada ano. A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólica (ABIR) foi divulgado que houve um aumento de 9,2% até o final de 2020 em volume do consumo de água de coco Brasil, ficando evidente a necessidade de estratégias para evitar poluição ambiental proveniente de seus resíduos. Os reaproveitamentos da casca de coco verde já vêm sendo estudado, dentre as aplicações, encontra-se seu uso como substrato agrícola, passando por lavagens durante sua produção, para redução de salinidade das cascas e de material lignocelulósico (com presença de polifenóis, como o tanino) gerando águas residuais. O objetivo deste trabalho foi determinar as características físico-químicas das águas de lavagens e dos efluentes no processo de lavagem do pó de casca de coco verde por meio das análises dos parâmetros pH, condutividade, cor, turbidez e sólidos totais dissolvidos (STD), e avaliar conforme os Padrões de Potabilidade 2914/2017 e CONAMA 430/2011, assim como, também verificar a remoção do tanino. O pó da casca de coco verde foi obtido por meio da secagem convectiva das cascas, a uma temperatura de 105 ºC por 24h, e moídas em moinho de rotor. A granulometria foi realizada em 3 peneiras com (mesh): P1 (42-80), P2 (80-100) e P3(100-200) e as águas de lavagem utilizadas foram água de carro pipa (A1), água de rede de distribuição (A2) e água destilada (A3). As águas utilizadas para lavagem das cascas do coco verde encontram-se dentro dos padrões exigidos para potabilidade, porém a água de lavagem mais apropriada é a água destilada (A3) por possuir menor quantidade de sólidos totais dissolvidos (STD). Entretanto, as águas residuais não estão adequadas para fins de potabilidade devido a elevada quantidade de sólidos totais dissolvidos e a turbidez. Todas as lavagens foram favoráveis para remoção do tanino.
Descrição: GOUVEIA, Amanda Gabriela Moreira. Caracterização físico-química de água residuais da lavagem do pó da casca do coco verde em produção para fins agrícolas. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23940
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Gabriela Moreira Gouveia.pdfPDF - Amanda Gabriela Moreira Gouveia721.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito420.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.