Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Eliana Lourenço de-
dc.date.accessioned2021-06-28T10:54:17Z-
dc.date.available2021-06-28T10:54:17Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23945-
dc.descriptionSOUZA, E. L de. Programa Residência Pedagógica: uma experiência com ênfase na leitura. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um relato de experiência que objetiva descrever e analisar as práticas pedagógicas e situações do cotidiano escolar, observadas e vividas pela autora durante o Estágio Supervisionado por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), ocorridas no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Todavia, neste relato, enfatizamos o período de agosto a novembro de 2019. O PRP foi criado por meio da Portaria nº 38 de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com objetivo de aprimorar a formação inicial dos/as estudantes das diversas licenciaturas a partir do contato com a realidade, possibilitando aproximação entre teoria e prática. O presente estudo consiste numa pesquisa qualitativa nos moldes da observação participante, organizada em três etapas: formação e preparação para imersão no ambiente escolar, por meio de palestras, estudos, mesas temáticas e reuniões na UEPB; observação participativa e regência de classe em escolas de ensino fundamental. O Programa ocorreu em três escolas, sendo duas em Campina Grande/PB e uma em Queimadas/PB, todavia neste estudo será abordada a experiência numa das escolas de Campina Grande. Considerando-se que a leitura é fundamental à formação humana, viabilizando novos conhecimentos, proporcionando momentos de prazer e incentivo à criatividade, à reflexão e à imaginação, em qualquer fase da vida, este trabalho enfatiza a “leitura deleite”. O PRP favoreceu o aprofundamento dos estudos teórico-metodológicos realizados durante o curso de Pedagogia, possibilitou conhecer a realidade da escola campo da Residência; possibilitou (re)pensar as concepções de formação docente, ensino e aprendizagem, bem como perceber que o contato com os diversos gêneros textuais, especialmente àqueles que despertam o gosto pela leitura e pela escrita, tem papel fundamental aos processos de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePrograma Residência Pedagógica: uma experiência com ênfase na leiturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito65.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Eliana Lourenço de Souza.pdfPDF - Eliana Lourenço de Souza792.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.