Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23946
Título: Trabalho com idosos na atenção básica: relato de uma experiência na UBS na Ana Amélia Vilar Cantalice
Autor(es): Oliveira, Michelle Peres de
Palavras-chave: Saúde da família
Envelhecimento
Assistência social
Idosos
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: O presente Trabalho de conclusão de curso intitulado “O trabalho com idosos na Atenção Básica: relato de uma experiência na UBS Ana Amélia Vilar Cantalice, na cidade de Campina Grande/PB”, tem como objetivo sistematizar a experiência vivenciada no processo de Estágio Obrigatório em Serviço Social. Compreende um relato de experiência de natureza descritiva e bibliográfica. Consideramos que o processo de envelhecimento não é um fenômeno inesperado e tampouco repentino, mas resultante das transformações demográficas, epidemiológicas e sociais e que o mesmo se torna uma expressão da questão social para a classe que vende sua força de trabalho, imprimindo-lhe diversas consequências em âmbito social, psicológico e econômico. Tal perspectiva desconstrói a concepção de que a vivência da velhice é homogênea, considerando que esta é cercada de pluralidades postas pela desigualdade social e econômica. O objeto em questão, o envelhecimento, tem se constituído em demanda cada vez mais frequente no cotidiano de trabalho do assistente social. Dentre os diversos espaços sócio-ocupacionais ocupados pelos assistentes sociais, nas Unidades Básicas de Saúde esses profissionais dispõem de um papel relevante no acolhimento à pessoa idosa, por meio de sua intervenção profissional. No processo de Estágio Obrigatório em Serviço Social na UBS Ana Amélia Vilar Cantalice tivemos a oportunidade de acompanhar e realizar diversas atividades junto aos idosos, nos utilizando de uma metodologia participativa, dinâmica e dialógica, com ações voltadas à participação, a socialização e inclusão social dos idosos através de atividades socioeducativas, como dinâmicas de grupos, reuniões, palestras e discussões em grupos de sala de espera, possibilitando aos idosos momentos de construção e troca de saberes, e de fortalecimento do protagonismo político de cada idoso, ressaltando também a lógica do direito à saúde, o direito a um envelhecimento ativo e saudável. Esta experiência permitiu identificar a importância das atividades desenvolvidas junto aos idosos, tendo em vista a necessidade de informação a estes, instrumentalizando-os a usufruírem dos direitos que lhes são assegurados na forma da lei, sobretudo no que se refere à saúde.
Descrição: OLIVEIRA, Michelle Peres de. O trabalho com idosos na atenção básico: relato de uma experiência na UBS Ana Amélia Vilar Cantalice, na cidade de Campina Grande/PB. 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23946
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Michelle Peres de Oliveira.pdfPDF - Michelle Peres de Oliveira489.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito672.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.