Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2395
Título: A produção textual no ensino médio: uma proposta de reescrita do gênero “artigo de opinião”
Autor(es): Cavalcante, Simone Cristina Lourenço
Palavras-chave: Lingüística
Produção textual
Gêneros textuais
Ensino médio
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho parte de uma pesquisa-ação sobre a prática de ensino dos professores de língua portuguesa quanto ao trabalho com produções textuais no ensino médio. Com isso, pretendemos alcançar os seguintes objetivos: propiciar uma reflexão acerca dos critérios avaliativos de produções escritas, analisar as convergências e divergências entre a teoria e a prática avaliativa das produções textuais, diagnosticando se os alunos fazem um trabalho de reescrita com propriedade e, posteriormente, oportunizá-los a um trabalho com a escrita com uma respectiva finalidade no que diz respeito a veiculação do gênero escolhido e ainda propor condições necessárias para a produção do gênero textual “artigo de opinião”, a partir da aplicação de uma sequência didática, com o propósito de uma função social. Ressaltamos a importância de um ensino voltado à produção escrita, levando-se em consideração a necessidade dos alunos utilizarem em situações diversificadas os gêneros textuais. Seguimos a linha teórica da Linguística textual que surgiu na Europa, por volta da década de 60 e veio para o Brasil em 1980. O corpus desta pesquisa é formado por produções textuais de uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola pública, localizada na cidade de Itatuba/PB. Realizamos uma análise qualitativa dos textos, observando se os artigos produzidos na primeira versão e na sua reescritura estão adequados em relação aos fatores de textualidade da coerência, coesão e informatividade, quanto às características deste gênero e se houve um aperfeiçoamento após as observações apontadas pela pesquisadora para a produção final dos textos. Para tanto, apresentamos uma proposta para a produção do gênero textual artigo de opinião, procurando enfatizar as características deste gênero para a elaboração do texto. Fundamentados nos princípios teóricos de Antunes (2003), Azeredo (2007), Geraldi (1997), Koch (2004), Marcuschi (2008), entre outros, obtivemos informações precisas sobre como deve ser conduzido o ensino de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa.
Descrição: Cavalcante, S. C. L. A produção textual no ensino médio: uma proposta de reescrita do gênero “artigo de opinião”. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2395
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Cristina Lourenço Cavalcante.pdfSimone Cristina Lourenço Cavalcante4.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.