Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Raiana Barbosa dos-
dc.date.accessioned2021-06-30T10:34:37Z-
dc.date.available2021-06-30T10:34:37Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.otherCDD 378-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23954-
dc.descriptionSANTOS, M. R. B. dos. Extensão universitária: um diálogo com a escola no desenvolvimento da criatividade. 2021. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA extensão universitária é possibilitadora da construção da dialeticidade entre universidade e instituições da sociedade, a exemplo da escola, por intermédio das atividades em projetos de extensão, as quais podem subsidiar um acesso mais amplo a várias dimensões da cultura, no sentido de impulsionar as formas de mobilizar a imaginação criativa dos educandos no contexto escolar. Nesse sentido, o objetivo maior deste estudo foi o de investigar como a extensão universitária, em diálogo com a escola, pode criar possibilidades para o desenvolvimento da criatividade. Para tal empreitada, este estudo contou com a participação de vinte e seis crianças e duas professoras do magistério, de uma escola do município de Soledade/PB, envolvidas na proposta do projeto de extensão Educação Popular como Mobilização da Cultura de Emancipação Humana, desenvolvido pelo curso de Pedagogia, da UEPB, do campus I Campina Grande, nos anos de 2018 a 2019. Vale dizer que o projeto em questão foi embasado na lógica da participação coletiva e nos pressupostos da educação popular, em face da mobilização do acesso à cultura literária. O trabalho apresentou uma abordagem qualitativa, pautada no método da pesquisa-ação. A pesquisa adotou, para a coleta dos dados, o formato de entrevista semiestruturada, destinada às professoras, e questionário, sendo destinado aos alunos. Para a análise dos dados, o estudo em destaque lançou mão da perspectiva interpretativista. Constatou-se, com este estudo, que a leitura desperta a criatividade dos/as alunos/as, manifestada através da contação de histórias, poesia, dramatização, música, desenhos e produção de livros artesanais. Como fruto do projeto de extensão em destaque, realizaram-se duas ações pedagógicas, a saber: Giro literário: saindo da caixinha e Clube da leitura: lidando com as emoções no mundo das diferenças. O diálogo entre a extensão universitária e a escola do ensino básico revelou potencialidade nas práticas educativas, conduzindo o processo do projeto de extensão com a escola para o desenvolvimento da criatividade humana.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Nelsânia Batista da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCultura Literáriapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleExtensão universitária: um diálogo com a escola no desenvolvimento da criatividadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Raiana Barbosa dos Santos.pdfTCC - Maria Raiana Barbosa dos Santos.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO.pdf221.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.