Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23959
Título: Democracias desenvolvidas em riscos: controle e manipulação de informações na era digital e os danos às garantias institucionais democráticas
Autor(es): Accioly Filho, Lauro Henrique Gomes
Palavras-chave: Manipulação informacional
Riscos democráticos
Estados Unidos
Data do documento: 26-Mar-2021
Resumo: As modificações globais perante o avanço tecnológico e a utilização de mecanismos produzidos por este avance, coloca o sistema político democrático em risco, tendo em vista que o atual cenário social, econômico, cultural e político é desafiado a se enquadrar nos entornos da era informacional. Desta maneira, colocando em pauta as preocupações de Robert Dahl acerca do processo dos cidadãos de formular e exprimir preferências políticas no modelo democrático representativo e, encarando a mídia com veemência atuação e protagonismo perante esse processo. A era da informação norteada pela comunicação digital, reforça fragilidades de condições para o exercício da cidadania informada dos indivíduos, ao ponto de proporcionar um transbordamento de impactos em outras garantias institucionais políticas como: a igualdade política e a participação pluralista. À vista disso, a pesquisa se propõe a analisar os riscos que as democracias podem estar sujeitas de controle e a manipulação de informações na era digital, a partir de um estudo de caso das instabilidades políticas nos Estados Unidos, com aparição de Donald Trump. Portanto, o recorte temporal será referente ao processo eleitoral dos Estados Unidos de 2016, porém, por vezes, serão revisitados eventos anteriores que desenvolvem causalidade com os acontecimentos analisados deste recorte temporal. A metodologia aplicada nutre-se de uma revisão bibliográfica para um estudo de caso, enquanto uma ferramenta de pesquisa capaz de explicar fenômenos particulares, sendo assim, de abordagem qualitativa. Assim, o respectivo trabalho concebe destaque a problemática do âmago da mídia enquanto um ator interveniente do processo de formular e exprimir preferências políticas pelos cidadãos nos regimes políticos democráticos.
Descrição: ACCIOLY FILHO, L. H. G. Democracias desenvolvidas em riscos: controle e manipulação de informações na era digital e os danos às garantias institucionais democráticas. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23959
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lauro Henrique Gomes Accioly Filho.pdf497.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_Lauro.pdf184.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.