Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23962
Título: A produção do algodão colorido orgânico no município de Juarez Távora-PB: desafios e perspectivas para a reprodução camponesa no assentamento Margarida Maria Alves I
Autor(es): Marinho, Jardênio de Oliveira
Palavras-chave: Algodão colorido orgânico
Produção de algodão
Assentamento rural
Reforma agrária
Reprodução camponesa
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho discute a produção do algodão colorido orgânico no Assentamento de reforma agrária Margarida Maria Alves I, no município de Juarez Távora, estado da Paraíba. Desta forma, temos aqui como objetivo central compreender os desafios e as perspectivas que entornam a reprodução camponesa no referido Assentamento a partir da produção do algodão colorido orgânico. Do ponto de vista metodológico, partimos de uma perspectiva dialética para apreender uma realidade construída no movimento de contradições. No âmbito da abordagem qualitativa, realizamos pesquisas bibliográfica e de campo para obter as informações teóricas e práticas requeridas no estudo. Os resultados alcançados apontam que a produção do algodão colorido orgânico no Assentamento Margarida Maria Alves I, tem colaborado positivamente para a reprodução camponesa, oportunizando a esta perspectivas melhores de renda. Contudo, observou-se também desafios, dentre os quais, destacam-se: a necessidade constante de aprimoramento das técnicas de combate as pragas; as condições climáticas, que por vezes, se colocam como um fator adverso; a morosidade no retorno financeiro da produção; e, a falta de investimentos mais consistentes por parte do Estado.
Descrição: MARINHO, J. de O. A produção do algodão colorido orgânico no município de Juarez Távora-PB: desafios e perspectivas para a reprodução camponesa no assentamento Margarida Maria Alves I. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23962
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- JARDENIO DE OLIVEIRA MARINHO - revisado.pdf553.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de entregado TCC.pdf905.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.