Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23968
Título: Uma análise do livro holocausto brasileiro a luz do jornalismo literário
Autor(es): Oliveira, Samuel Barbosa
Palavras-chave: Livro-reportagem
Jornalismo literário
Jornalismo investigativo
Data do documento: 7-Jun-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O texto jornalístico pode se apresentar em diferentes formatos a partir de veículos e finalidades distintas. A narrativa ampliada enquanto reportagem pode alcançar o formato de livro-reportagem, um produto editorial e jornalístico de abordagem aprofundada dos fatos. Este artigo tem como finalidade analisar o livro HolocaustoBrasileiro,da jornalista Daniela Arbex, de modo a destacar os elementos: escrita literária e abordagem investigativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva e bibliográfica para a qual contribuiu sobremaneira a teoria de Edvaldo Pereira Lima (2014) sobre a expansão da pauta em reportagens ampliadas. Como resultados é possível destacar: a imersão da jornalista em uma investigação minuciosa que mostra como o jornalismo investigativo deve ser conduzido; percebe-se ainda a marca do denuncismo na obra; além do imbricamento entre jornalismo e literatura capaz de ambientar o leitor e oferecer a este, um retrato claro, vivo e marcante de um fato histórico de uma página sombria da psiquiatria no Brasil da década de 30.
Descrição: OLIVEIRA, S. B. Uma análise do livro holocausto brasileiro a luz do jornalismo literário. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23968
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samuel Barbosa Oliveira.pdf301.4 kBSamuel Barbosa OliveiraVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO 28_06.pdf451.89 kBTermo de depósitoVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.