Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23980
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Valéria Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-07T10:49:42Z | - |
dc.date.available | 2021-07-07T10:49:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23980 | - |
dc.description | SILVA, V. L. Cinema, educação e cidadania: relato de experiência didático pedagógica com o filme de animação “Os Croods”. 2021. 56f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cinema como arte, surgiu no contexto da segunda revolução industrial no final do século XIX, entretanto, só na década de trinta do século XX é que foi inserido na educação escolar brasileira. Na contemporaneidade, o cinema vem sendo reconhecido como um forte aliado dos professores no trabalho pedagógico, inclusive com temas éticos. Assim, neste relato de experiência pedagógica, partimos da seguinte questão: De que forma o cinema pode contribuir para formar uma consciência cidadã entre os jovens? A fim de observar essa temática, o presente texto monográfico tem como objetivo geral relatar a experiência didática vivenciada junto aos alunos (as) em duas (2) turmas do 7º ano da E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário, na Cidade de Campina Grande-PB. Os objetivos específicos são os seguintes: Refletir se o cinema enquanto possibilidade de intervenção pedagógica pode contribuir na formação para o exercício da cidadania; e, analisar como a percepção dos/as alunos/as sobre as regras sociais refletem no exercício da cidadania. Essa perspectiva, além de contribuir para refletirmos o lugar da cidadania na escola, possibilita um novo olhar sobre o cinema no contexto educacional. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e o referencial teórico da pesquisa está fundamentado sob os pressupostos teóricos de Benevides (2016), Duarte (2002), Fantin (2007), dentre outros. Do ponto de vista dos resultados, conclui-se que o cinema enquanto um espaço de intervenção pedagógica contribui para a formação e preparação dos/as estudantes para atuarem na vida pública, influenciando na sua subjetividade e conduta durante todo o processo de escolarização e socialização. Os resultados apontam, ainda, para a necessidade de olhar o cinema para além do entretenimento, mas sim um espaço físico de aprendizagem e conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Intervenção didático-pedagógica. | pt_BR |
dc.title | Cinema, educação e cidadania: relato de experiência didático pedagógica com o filme de animação “Os Croods” | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - Valéria da Silva.pdf | MONOGRAFIA - VALÉRIA_BIBLIOTECA UEPB.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Valéria - termo de depósito.pdf | TERMO DE DEPÓSITO - VALÉRIA.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.