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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moura, Maria Eliza Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-09T10:37:36Z | - |
dc.date.available | 2021-07-09T10:37:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23985 | - |
dc.description | MOURA, M. E. D. Ensino remoto na EJA: desafios ao professor de língua materna. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino da língua materna na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Anos finais do Ensino Fundamental – em tempos de pandemia, tendo como objetivo geral investigar a percepção dos professores de uma unidade escolar do município de Picuí – PB, com atuação na EJA, sobre as aulas remotas, de modo a entender como esses docentes vêm flexibilizando suas atividades, com alternância dos turnos de trabalhos diários, de atividades síncronas e assíncronas, de forma a facilitar o processo de inclusão dos estudantes nas propostas de atividades pensadas e planejadas para esse novo contexto de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, justifica-se pelo interesse em tentar compreender, a partir do olhar do professor que teve a formação pautada nos moldes presenciais, como desenvolve suas atividades no ambiente virtual, considerando que nas aulas presenciais o professor já enfrentava desafios em assegurar a permanência e o aprendizado desse aluno. Metodologicamente, parte de uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfico, e de cunho qualitativo. Fundamentada nos estudiosos de referência como Marcuschi (2008), Rojo (2009), Freire (1989), Boto (2020), Galvão & Saviani (2021), entre outros. A coleta da pesquisa deu-se mediante a aplicação de um questionário on-line aos professores participantes. Os resultados apontam que, apesar dos professores terem a sua disposição plataformas digitais como WhatsApp, Google Classroom, Google Meet, o que prevalece é a aplicação de sequências de atividades impressas, onde a participação dos alunos da EJA nas aulas síncronas é mínima. Em linhas gerais, a pesquisa contribuiu para o entendimento de que, apesar de o ensino remoto, mediado pelo uso da tecnologia, tivesse como vantagem aproximar os alunos, não o faz, sobretudo, pela carente condição socioeconômica desse público. Vimos que embora seja recomendado o uso dessas ferramentas, o que prevalece em sua maioria é a utilização das atividades impressas como forma de mediar o processo de ensino e aprendizagem, assegurando ao aluno o contato com as propostas de atividades elaboradas pelas docentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosely de Oliveira Macário | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua materna | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Ensino remoto na EJA: desafios ao professor de língua portuguesa materna | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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