Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nobre, Polliana Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T12:36:34Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T12:36:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.65 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2398 | - |
dc.description | Nobre, P. O. Ensino de leitura em língua inglesa: relato de um estágio na educação de jovens e adultos. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pública no município de Campina Grande/PB, cujo objetivo geral é contribuir na capacitação dos alunos para a leitura e interpretação de textos em língua inglesa (LI). Para isso, definimos como objetivos específicos : (i) apresentar aos alunos os conceitos de gêneros e tipos textuais, bem como suas diferenças; (ii) verificar a utilização de estratégias de leitura pelos alunos diante de um texto em LI, através de exercícios de compreensão textual; (iii) comparar a resposta de aprendizagem dos alunos em atividades voltadas ao ensino de gramática e, posteriormente, ao ensino de leitura. Como suporte teórico, fizemos uso das contribuições de Aguiar e Costa (2011) e Santiago (2008), no que se refere ao ensino de língua inglesa em turmas de EJA; Edmundson (2004) e Marcuschi (2000), sobre estratégias de leitura e gêneros textuais; Januário (2008) e Andrade (2005), em relação ao papel do estágio supervisionado na formação docente, dentre outros. Além disso, utilizamos documentos legais como os PCNEM (BRASIL, 2000) e PCN-EJA (BRASIL, 2002). Os resultados demonstram que o ensino da gramática pela gramática ainda é uma prática pedagógica frequentemente utilizada nas aulas de língua inglesa e que, por isso mesmo, os alunos da EJA não estão acostumados ao exercício de leitura em LI, carecendo de conhecimento vocabular e de estratégias de leitura. No entanto, verificamos também que uma prática pedagógica mais adequada, voltada ao ensino de leitura, por exemplo, mesmo que numa fase inicial, pode levar a resultados de aprendizagem bem mais significativos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Ensino de leitura em língua inglesa: relato de um estágio na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Polliana Oliveira Nobre.pdf | Polliana Oliveira Nobre | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.