Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2399
Título: O discurso do alcoolismo na música de forró eletrônico: um estudo à luz da análise do discurso
Autor(es): Oliveira, Jean Rodrigues de
Palavras-chave: Alcoolismo
Música
Análise do discurso
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Este artigo discute a questão da apologia ao alcoolismo no gênero musical forró eletrônico. Para tanto, analisamos algumas letras de músicas da Banda Saia Rodada, uma das principais representantes deste segmento de forró. À luz da Teoria da Análise do Discurso francesa, tem como objetivo geral compreender de que forma o álcool é discursivizado em músicas de forró desta banda. Logo, percebe-se que o conteúdo das canções constitui uma representação discursiva de que a bebida alcoólica torna o sujeito um ser “esperto”, “independente” e extrovertido. As letras das canções são direcionadas a um público-alvo jovem e urbano, transmitindo a ideologia de que consumir álcool sem moderação é algo admirável, estilo de vida ideal para pessoas que se identificam como “cara zueira”, “biriteiro”, “desmanteladas” e “play boy”. Assim, o forró eletrônico reproduz a visão de mundo de quem produz a canção, bem como de quem a recebe (os interlocutores).
Descrição: Oliveira, J. R. de. O discurso do alcoolismo na música de forró eletrônico: um estudo à luz da análise do discurso. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2399
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Rodrigues de Oliveira.pdfJean Rodrigues de Oliveira613.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.