Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Railma Ferreira-
dc.date.accessioned2021-07-12T00:11:15Z-
dc.date.available2021-07-12T00:11:15Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23991-
dc.descriptionRAMOS, R. F. O gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicêncio. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras- Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia buscou fomentar discussões acerca da necessária ampliação do espaço destinado à literatura afro-brasileira na educação básica. O estudo apresenta sugestões de trabalho com o gênero romance, especificamente a obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (2003), de modo a promover o letramento literário e transformar a sala de aula em um lugar de compartilhamento, leitura e debate. Para alcançar tais propósitos, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica da qual merecem destaque os pressupostos teóricos de autores que discutem, sobretudo, o letramento literário, o gênero romance e o racismo, tais como: Cosson (2016); Dalcastagné (2012); Luckács (2000); Bakhtin (2014); os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (PARAÍBA, 2006), Almeida (2018); entre outros. Também pesquisou-se a coleção de livros intitulada de Português contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, publicada no ano 2016, com o fim de observar a presença ou não de textos literários de autoria negra neste que é um dos principais instrumentos de ensino nas escolas, o livro didático. Além disso, uma breve leitura crítica do romance em perspectiva foi realizada, debatendo alguns aspectos sobre a representação da identidade negra na obra de Evaristo. Ao final da pesquisa, concluiu-se a importância do desenvolvimento de um trabalho com a leitura literária centrado no estudo de textos integrais e que contemplem a diversidade das perspectivas culturais que constituem o corpus literário para a formação humana e subjetiva do leitor. Além disso, constatou-se a relevância de transformar as aulas de literatura em espaço de discussão das questões raciais, a partir do universo ficcional que, pelo recorte da experiência humana e pela linguagem que a delineia, compartilha maneiras de interagir com o mundo e estimula o leitor a tomar parte criticamente nessa interação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kalina Naro Guimarãespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasieirapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleO gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicêniopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-RAILMA.pdfTCC- RAILMA850.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO733.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.